segunda-feira, 29 de outubro de 2007

III Fórum Social Sul (Uma interpretação)

Pois é povo....O Fórum Social Sul aconteceu, aqui no Grajaú, nesse fim de semana (sábado, 27/10), e pra nós foi muito significativo ter participado das atividades do mesmo, apesar das dificuldades com a chuva (Muita CHUVA) e com o ritmo intenso de muitas coisas pra um dia só!!!
Para enfatizar algumas questões que consideramos de grande importância durante os grupos de discussão e propostas, fica a questão da Educação, tanto formal quanto informal, como caminho central no percorrer das melhoras refletidas para as comunidades da região, e da importância de se traçar estratégias de participação efetiva da população pra fazer valer a prática mais que o discurso.
Além dos grupos temáticos, que realizaram as discussões e fizeram as explanações sobre os temas debatidos, também aconteceu as oficinas e uma mostra de cultura com os arteiros da região...
Nessa Noite Cutural rolaram várias apresentações representando as mais diversas vertentes da arte periférica:
Dança de Rua, teatro, sapateado e os shows musicais, com Forró, o Rap (representado pelo Xemalami, Apologia AC, Terra Preta e Mentes Criativas) e a música alternativa da Brado m'Bando!!!
Muitas entidades, grupos, associações, jovens, adultos, energia, experiência....Ainda que com dificuldades na própria compreensão das linguagens e estratégias de ação de cada um, foi possível perceber que existe no Grajaú a possibilidade do diálogo entre os diferentes, e que a proposta original das edições do Fórum Social Mundial se faz presente aqui:
“Um outro mundo (e a periferia) é possível, necessário e urgente!!!”
“Um mundo onde caibam muitos mundos!!!”