segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Evento da Consciêcia Negra no Maria Luiza (2°parte)

Opa....Queria aproveitar pra deixar registrado as atividades do dia 21 de novembro na Escola Maria Luiza...Foi a parte de encerramento do projeto esse ano (no noturno rolou dia 22 também).
As apresentações da galera foram muito massa, tendo danças, recital de poesias, desfile, teatro, música, capoeira, vídeo e artes plásticas...
Não tenho aqui algum registro fotográfico, nem da manhã, nem da noite....mas fica a poesia lida pela aluna Tatiane (1°D) como uma forma de identificar a qualidade das apresentações:

Ser humano: o racional tolo
O preconceito sujo e frívolo
que muito magoa e fere.
O preconceito vergonhoso
que um revela e o outro pretere.
Seria benigno que todos soubessem
que Raça Humana é o que existe.
Mas o próprio ser humano se demarca
e a divisão racial segue forte e resiste.
O homem tolo tem sede de poder,
de grandeza e de superioridade
Mal sabe ele do muito que perde
com seu preconceito e nojenta vaidade.
Mas, quiçá, chegará um dia
em que tudo será um tanto igualitário
Andaremos de mãos dadas
e o mundo será bem mais humanitário.

domingo, 25 de novembro de 2007

Fotos do Evento na Escola Maria Luiza

Como forma de registro também, estou postando algumas fotos da palestra e das apresentações que realizamos no dia 14/11 na escola Maria Luiza (os Comentário sobre esse evento estão numa das postagens anteriores...) Se alguém mais tiver fotos desse dia, ou do dia 21, mande-nos pra podermos colocar aqui!!!! Seremos gratos!!!!Abraços!!!



































Dia da Consciência Negra


Opa!!!
Pois é povo...Estou aqui de novo, pra relatar as últimas atividades nas quais estivemos envolvidos...
Depois da boa festa no bar do Zé Gomes, dia 19 (já relatado na ultima postagem), fomos para o dia 20 de novembro, animados em colaborar com o evento da Consciência Negra, organizado pela galera da comunidade, principalmente as mães, e o Projeto Travessia, na Associação do Jd Gaivotas!!!
Como no ano passado, o evento estava com uma energia muito forte!!!! As crianças, os adolescentes, os adultos...Roupas e cabelos nas características afro-brasileras.
Mostra de filmagens feitas por eles mesmos, alguns trechos do evento do ano passado, almoço especial (feijoada), os graffites da galera orientada pelo Jerry e pelo Ronaldo, a dança feita pelas meninas e o desfile, que trouxe todo um sentimento da beleza afro, da periferia e das pessoas como são de fato!!!
A Razallfaya fez uma apresentação animada e com muita vibração, contando com participações mais do que especiais de Leandro(Beiçola) e do Nego Mi, contribuindo na percussão, no canto e na boa energia!!! A galera vibrou um bocado, com danças, canto e coreografias que ficaram marcadas na memória dos presentes (um destaque nesse item para o Litão e o Ronaldo...)
Uma tarde de muita vibração, reflexão e ação em homenagem aos que lutaram por liberdade no passado, e de incentivo aos que lutam e lutarão por ela, hoje e sempre!!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Razallfaya - 19 de novembro

19 de novembro - numa segunda feira véspera de feriado estivemos presentes na comemoração do aniversário do "Fabão", filho do conhecido amigo do povo do Jardim Eliana Zé Gomes.



Entre o churrasco e a cerveja tocamos diversas musicas para animar o povo presente, e pudemos tambem experimentar algumas canções que não faziam parte (até o momento) de nosso repertório.




Celebração a vida com muita dança e animação!!!


Vibrações positivas!!!




Destaque para nossos novos jingles...

"Toca Renato...!!!"




"Essa é pra chorar..."

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Evento da Consciência Negra na Escola Maria Luiza (2007)

A primeira parte do projeto da Consciência Negra, da Escola Maria Luiza, esse ano contou com palestras e apresentações da Razallfaya (pela manhã) e Brado m’Bando/Razallfaya (pela noite).
Mais do que um evento “típico de escola”, essa é uma iniciativa que já vêm se desdobrando há alguns anos por parte de alguns organizadores....Desde 2003, quando fizemos a 1° edição no Carioba (Recanto Marisa), até no ano passado, na própria Maria Luiza...(passando pelas experiências do Washington, em 2004, e a “inesquecível” do Gaivotas, em 2005)
Pela manhã, tivemos dois palestrantes, dos quais um fui eu (Alan) e o outro foi o Leandro (Sequelle), e o “Pessoal da Rádio” ajudou na arrumação e decoração do espaço, com imagens ligadas ao tema.
Eu falei um pouco sobre a questão da presença do preconceito racial ainda nos dias atuais, por mais que algumas pessoas tentem esconder ou maquiar isso, usando como exemplos alguns itens estéticos como a noção de “cabelo bom ou ruim”, e trouxe para a galera um pouco da reflexão sobre “o que é ser negro hoje?”, enfatizando a Cultura como elemento fundamental na compreensão dessa discussão.
Trouxe a tona também, a idéia de que é preciso ter fundamento, conhecer as origens, raízes e significados das culturas para poder se identificar ou não com as mesmas.
O Leandro (Sequelle), que além de “percussionar” na Brado e na Raza (como já sabem os mais interados, ele é o homem de 5 milhões de braços...hehehehe), também é Mc, já atuou como Dj, e é uma figura bastante importante na organização daquilo que nesses últimos anos chamou-se Hip-Hop Grajaú.
A fala dele consistiu em demonstrar qual a relação entre o Hip-Hop, a Periferia e a Cultura Negra. Fez uma retrospectiva histórica, trazendo informações sobre os movimentos de contestação ao racismo presente nos EUA dos anos 60 e o papel fundamental de algumas pessoas que deram passos decisivos na formação do Hip-Hop.
Contou um pouco sobre como esse movimento chegou ao Brasil, no início dos anos 80, e da questão dos significados dos elementos do Hip-Hop, que são o Graffite, o Break, o DJ e o Mc.
A galera presente fez perguntas, entregando pro “Pessoal da Rádio” (galera porreta), que foram nos repassando...
Fechamos a manhã com uma seleção de canções que estavam ligadas ao tema, “de alguma forma”, e a energia foi totalmente positiva, com direito a coro, dança de professores, direção, alunos e tudo o mais!!!!
Na noite o evento teve uma programação com mais participações e atividades...
Os professores ajudaram na organização do espaço, da infra-estrutura e decoração....
A palestra contou com o professor José Roberto, que fez uma explanação sobre a história do processo de marginalização da população afro-descendente durante a história do Brasil, jogando-os para a exclusão dos benefícios e conquistas que se iam construindo, e de como esse processo foi maquiado pela história oficial.Para terminar essa parte, reproduzimos no telão, um trecho do filme “Ó paí ó”, selecionado pelo Zé, que deixou a galera vibrante!!!!
Eu e o Leandro fizemos uma retomada da discussão feita pela manhã...
Tivemos também a reprodução no telão do documentário “Brasil Crioulo”, produzido e baseado na obra de Darcy Ribeiro, que também pode ser visto (em três partes) aqui na NET, pelo You Tube:


http://br.youtube.com/watch?v=fX7FQUQL4W4
http://br.youtube.com/watch?v=XMDdT8YifTY&NR=1
http://br.youtube.com/watch?v=BXNisUfpWK4&feature=related


Fizemos uma abertura para que a galera pudesse realizar perguntas através de anotações enviadas à mesa, e contamos com alguns alunos como voluntários....
Para fechar a noite, a Brado m’Bando, com sua formação completa, fez um repertório misto de músicas próprias e versões de outros artistas, procurando trazer mais algumas idéias sobre o tema da noite...
A galera presente vibrou, cantou, dançou e trocou conosco muita energia positiva!!!
Apesar de algumas dificuldades técnicas (no som) e na organização (horários e arrumação de cadeiras) essa primeira parte do evento foi muito boa, deixando uma marca na memória dos presentes, realmente interessados, de que é possível fazer coisas diferentes na escola, que possam ser enriquecedoras de informação, conhecimento e diversidade no contato com o “Saber e Aprender”!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Razallfaya em evento da LABOR


Pois é povo, a Razallfaya estará participando nessa sexta-feira agora (09/11) de uma avaliação/apresentação de resultados de um dos projetos da LABOR, uma ONG que trabalha com projetos voltados para a melhoria da educação já a alguns anos (O projeto nasceu nas Aldeias SOS).

O projeto, nesse caso, foi instrumentalizar os jovens e adolescentes de seis escolas públicas para que os mesmos pudessem se interar por meio do LER (Leitura Estratégica da Realidade) dos diferentes aspectos de suas comunidades escolares e entorno, e atuar nas mesmas de maneira a melhorar aquilo que numa eleição de prioridades fosse escolhido em cada escola. A equipe LABOR teve como meta/objetivo transmitir as técnicas, discutir temas diversos, orientar e colocar professores e alunos para trabalharem juntos.


Na sexta os adolescentes que estavam envolvidos vão contar como foi essa etapa do trabalho e quais os resultados e dificuldades encontradas....


A Razallfaya estará fazendo a “parte musical”, se propondo a contribuir para compartilhar dessa experiência e dessa idéia:


De que é preciso "aprender a participar participando"!!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Fundação Sto André

Opa...É isso ae...Pela 2° vez estivemos na Fundação Sto André pra apoiar a Justa greve dos estudantes e professores contra as manobras daqueles que tratam o que é de direito público como privado!!!!!
Foi nessa sexta (02/11), feriado dos finados, que fomos mostrar pra o senhor reitor Odair Bermelho e seus comparsas que “estamos muito vivos”!!!
O que o movimento de greve dos estudantes e professores da Fundação tem vivido nas últimas semanas é um exemplo da luta da opressão, autoritarismo e arbitrariedade do senhor Odair Bermelho e sua turma (juízes, polícia, e etc) contra a resistência, coragem e criatividade dos alunos e professores, indignados com as manipulações e privilégios infames!!!!
Muita chuva, muita gente, três bandas e muita energia positiva, rebelde e Ativa!!!!
Ainda que a luta tenha seu lado penoso, de falta de aulas e perda do calendário, entre tantas outras, é importante enfatizar que um amplo processo de educação se estabeleceu dentro do prédio da Fundação durante esses dias, na medida em que os presentes podem compartilhar de suas artes, suas idéias, suas danças, suas músicas...Aulas que ninguém cabula e que não é preciso ter uma formação X ou Y pra participar...Aulas de alegria, de arte, de cooperação!!!!
Estivemos lá com a Brado m’Bando, e fizemos parte dessa troca, dessa história...Estamos contribuindo e aprendendo!!!! Tá Valendo!!!!


“La lucha contra el Fascismo es la Lucha por la Libertad
Alerta Anti- Fascista!!!!!!!!!”

2° Semana da Juventude em Atibaia (Comentário)


Pois é povo...Ainda que tardiamente vou fazer um breve comentário de nossa participação na 2° Semana da Juventude em Atibaia...
Foi uma atividade bem diversa, pois além da viajem, que foi bem bacana, conhecer um pouco da dinâmica e da história da cidade foi muito enriquecedor!!! Percebemos a ação de alguns projetos sociais muito massa, embora existam dificuldades (comuns aqui em São Paulo) de se trabalhar contando com as iniciativas do governo.
No domingo, 28, quando estivemos por lá, tiveram várias apresentações, desde teatro, danças e música, além de oficinas de malabares, vídeo, espaço para manobras de Skate, estandes diversas com trabalhos desenvolvidos por vários grupos e entidades...
Uma observação que pude fazer sobre as apresentações foi a presença de atividades com elementos da cultura Afro-Brasileira, o que é uma justa resposta à história de uma cidade que foi uma das últimas a reconhecer a libertação dos escravos, e manteve ainda, durante algum tempo práticas discriminatórias, como o caso da “Rua Direita”(Onde os negros eram “proibidos” de circular)...
A Brado M’Bando fez uma apresentação massa, pra um público pequeno, mas animado e ativo, em sintonia com as mensagens transmitidas pela banda!!!
O fim da festa ficou por conta de uma “Rave” que nos manteve animados e “dançantes” até a volta pra casa!!!!
Fica registrado nossa gratidão a Rose e toda galera do “Travessia”, que nos deram a maior força e nos receberam com muito carinho!!!